Quem é Nilson Gaspar?
Nilson Alcides Gaspar, ou Gaspar, como é mais conhecido, é de família tradicional de Indaiatuba. Seu avô Gerônimo teve um hotel e restaurante no centro da cidade durante muito tempo. Os mais antigos se lembram do restaurante do Mome. Naquela época, era o ponto mais frequentado de Indaiatuba.
Seu pai, Cidão Gaspar, sempre ligado à agricultura foi o presidente da Romaria. Cuida dessa atividade como se fizesse parte da família. Há uns 40 anos, Cidão deixa seus afazeres para estar sempre presente na organização e na romaria propriamente dita, que vai, todo ano, de Indaiatuba até a cidade de Pirapora. Gaspar herdou de seu pai essa vertente de ajudar as pessoas e a capacidade de organização.
Sua mãe, Cidinha Perucci, tão conhecida como o pai, é professora aposentada. Ensinou muita gente a ler e escrever na Escola Pública Randolfo Moreira Fernandes; inclusive o prefeito Reinaldo Nogueira. Foi na escola pública do Randolfo que nasceu uma grande amizade entre Reinaldo e Gaspar. Da sua mãe, Gaspar herdou a paciência e a capacidade de saber ouvir.
Depois de estudarem juntos na escola pública, em Indaiatuba, o ex-prefeito Reinaldo Nogueira e Gaspar foram fazer o Técnico Agrícola na cidade de Itu. Foram três anos juntos que Reinaldo lembra muito bem: “o Gaspar era muito estudioso. Tinha sempre a preocupação de saber tudo e acabava ensinando pra gente. Muitas vezes eu pegava o resumo com ele e tirava notas boas nas provas. Foi um tempo muito legal e a nossa amizade se fortaleceu ali, tanto que somos amigos até hoje”, conta.
Da Escola Agrícola, enquanto o Reinaldo optou por fazer advocacia, Gaspar foi fazer agronomia em Pinhal. Formou-se Engenheiro Agrônomo. Depois de formado foi trabalhar na empresa Sandoz, num posto de serviço em Ribeirão Preto. Lá ficou quase dois anos. Queria voltar pra sua terra, mas a empresa insistia em promove-lo para que ele continuasse por lá. A saudade bateu mais forte e ele voltou para Indaiatuba.
Transparência, agilidade e gestão eficiente
Depois foi para São Paulo. Aceitou uma oferta para trabalhar na famosa imobiliária Roque Seabra. Em menos de um ano a empresa percebeu em Gaspar a capacidade de liderança e a facilidade de trabalhar em equipe e o promoveu. Tudo ia muito bem até que um telefonema do amigo Reinaldo mudou novamente a sua trajetória. Reinaldo queria que Gaspar estivesse junto na primeira campanha para prefeito. Insistiu para Gaspar pedir licença por quatro meses.
Gaspar foi liberado porque conseguiu montar uma equipe que trabalhava com muita sintonia. Preparou seus sucessores e, assim, a resistência em liberá-lo foi quebrada.
Entrou na campanha para valer. Candidato a vereador na última hora, foi o mais votado do partido e ficou na suplência. Mas o que impressionou Reinaldo foi a capacidade de organização de Gaspar. Fato que fez com que o ex-prefeito e amigo não deixasse Gaspar voltar para São Paulo. Assim, foi convidado para ser o responsável pela área do meio ambiente na Prefeitura.
Ensinamentos da iniciativa privada na vida pública
Por seu trabalho e sua capacidade de gestão, depois de diretor foi nomeado posteriormente a Secretário Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente. Sua atuação nessa pasta ficará marcada na cidade por grandes conquistas para o meio ambiente e, consequentemente, para a preservação da qualidade de vida de Indaiatuba.
Só para dar alguns exemplos, Gaspar atuou decisivamente na destinação dos resíduos sólidos; na instalação do aterro sanitário; do aterro de inertes; na criação dos Ecopontos; no Centro de Triagem de Material Reciclável e Compostagem. Trabalhou na ampliação da coleta de óleo de fritura usado e na ampliação da Usina de Biodiesel. Instalou o Centro de Zoonoses. Destaques também para a regularização da expansão urbana do município, participando da atualização do Plano Diretor de Indaiatuba.
Juntamente com o ex-prefeito Reinaldo Nogueira, Gaspar foi um dos principais responsáveis pela urbanização do Parque Ecológico, onde foram plantadas milhares de mudas de árvores e foi feito o desassoreamento do Córrego do Barnabé para a criação de novos lagos.
Inúmeras Áreas de Preservação Permanente (APPs) foram recuperadas, dando lugar a áreas de lazer, como o Parque das Frutas e o Floresta Parque.
Por sua atuação positiva é conceituado e respeitado pelos órgãos ambientais da cidade e região. Foi um dos principais responsáveis por Indaiatuba ter conquistado, em 2010, o Selo Município Verde Azul. Este selo é atribuído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente às cidades que se destacam nas ações ambientais, de proteção e valorização de seus recursos hídricos. O Selo Verde Azul, Indaiatuba mantem até hoje.
O importante trabalho no SAAE que impediu a falta d’água em Indaiatuba
Com a sua experiência e com o faro de grande administrador, Reinaldo Nogueira, sentiu que o SAAE estava ficando um passo atrás de sua administração e precisava de mudanças. Não teve dúvidas: chamou Gaspar para assumir o Serviço Autônomo de Água e Esgotos com a missão de destravar o setor.
Com transparência, agilidade e gestão eficiente, Gaspar colocou o SAAE em dia e não permitiu que Indaiatuba passasse pelo tormento da falta d’água, como várias cidades passaram e ainda passarão, devido a maior estiagem que nós tivemos na história, na região sudeste do país.
Com planejamento, Gaspar acelerou muitas obras para aumentar a capacidade de tratamento e distribuição de água tratada. Hoje o SAAE é referência no setor e mantém Indaiatuba entre as cidades preferidas para o investimento de empresas.
Gaspar planejou o SAAE para que seu plano de metas pudesse garantir o abastecimento de Indaiatuba. Esse foi o compromisso com o prefeito e tem sido cumprido.
Indaiatuba ganhou em 2016 a sua maior obra de saneamento da história: a Barragem do Rio Capivari-Mirim que armazena mais de 1 bilhão de litros de água.
Foram construídos 9 reservatórios para aumentar a capacidade de reservar água tratada. Isso representa um aumento de 154%. Foram construídas três novas estações elevatórias de água tratada e três novas adutoras.
Além da construção de novos emissários e interceptores para ampliar a coleta do esgoto, foi ampliada a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), Mário Araldo Candello, que agora trata 100% do esgoto coletado.
Investiu em tecnologia de ponta para garantir a qualidade da água que chega na casa das pessoas. E várias outras obras para diminuir a perda de água na rede, trabalho que já rendeu prêmio ao SAAE por alcançar as metas estabelecidas.
Em 2016, Gaspar foi eleito prefeito de Indaiatuba e está em seu segundo mandato depois de ser reeleito em 2020. Já são 25 anos de experiência só na administração pública. Casado, pai de dois filhos, manteve sempre um olhar mais humano sobre a gestão e tem enfrentado com coragem e seriedade os desafios de administrar uma cidade importante como é Indaiatuba.